Jaime Silva expõe Cadernos de Sombras em Tomar


Cadernos de Sombras de Jaime Silva

De 18 Outubro a 31 Dezembro 2014
Galeria de Exposições Temporárias NAC.2, Tomar




Está patente ao público até final do ano em Tomar uma mostra de desenho de Jaime Silva, intitulada “Cadernos de Sombras”, composta por cerca de duas centenas de desenhos em formato A5, executados entre os anos de 2008 e 2010. A exposição foi inaugurada no dia 18 de Outubro na galeria NAC.2, no Edifício da Comissão de Iniciativa e Turismo, em Tomar.

A nova galeria NAC.2, no Edifício da Comissão de Iniciativa e Turismo, em Tomar, acolhe as exposições temporárias do Núcleo de Arte Contemporânea, resultante da doação feita por José-Augusto França à sua cidade natal de parte da sua colecção, que permite reconstituir parte significativa da História da Arte Portuguesa do século XX aos nossos dias.

Natural de Peso da Régua, onde nasceu em 1947, Jaime Silva é licenciado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Foi fundador do Grupo Puzzle em 1975, bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris em 1977 e 1978 e professor de Pintura no AR.CO de 1983 a 1987. Professor responsável do Curso de Pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes desde 1987, foi director artístico da Galeria Municipal de Montijo de 1999 a 2011.

Fez parte do júri de várias exposições e comissariou várias outras. Já em 2014, coordenou a exposição ARTEHOJE na SNBA. Foi agraciado com a medalha de mérito atribuída pela Câmara Municipal de Peso da Régua.

Segundo o texto que acompanha a exposição, da autoria do Professor José-Augusto França, o pintor está consciente da problemática e da verdade do Desenho, como “a razão de ser de todo o gesto que há milénios o homem pratica para se integrar na Natureza – sempre na relação de cheios e vazios do grande espaço que habita.”

Nessa exacta medida, estabelecem os desenhos dos “Cadernos de Sombras” um “equilíbrio dinâmico entre o cheio e o vazio (…) o desenhado e o não-desenhado”, articulando-se “os grandes espaços negros das folhas (…) com os grandes espaços brancos do papel, entre ambos se dispondo o traçado das linhas que assegura a articulação orgânica da folha desenhada, na sua totalidade de opostos e contradições”.



Quarta a domingo entre as 10h e as 13h e entre as 14h e as 18 horas.
Núcleo de Arte Contemporânea 2 - Galeria de Exposições Temporárias
Edifício do Turismo - Av. Cândido Madureira
Distrito: Santarém
Concelho: Tomar
Entrada Livre

Pode seguir o Pintor Jaime Silva também no facebook


Sem comentários:

Enviar um comentário